O bebê não pega o seio

Quando a Manuela nasceu e as enfermeiras disseram que iriam trazê-la para mamar, achei que fosse simples assim: ela encostaria a boca instintivamente no seio e sugaria, fazendo fluir o leite. Santa inocência, não foi isso que aconteceu. Ela não queria encostar, muito menos sugar o peito. Mas, o que eu estava fazendo de errado. Sim, você mãe é sempre culpada, não é? As berçaristas diziam que eu não estava "fazendo a lição direito", diziam que era preciso insistir.

"Vamos fazer um xis na ficha desta bebê. A situação é crítica", as berçaristas me aterrorizavam. Mal sabiam que em nada me ajudavam, só me deixando mais nervosa. Resultado: a Manuela só veio mamar quando recebi alta do hospital. Mas, não foi fácil assim. Foi mesmo preciso insistir.

Além do emocional bastante abalado com a experiência do hospital, ainda existiam barreiras físicas a superar. Primeiro, a Manuela nasceu antes do tempo previsto, era abaixo do peso e mal tinha boca para abocanhar o seio. Segundo, meus seios tinham os bicos planos. Como ela iria pegar?

A solução: Paciência! Sim, é preciso ter muita paciência e alguns utensílios que ajudam a criança a pegar. Vamos lá!

Você vai precisar de:
  • Tira-leite
  • Copos de café descartáveis
  • Seringas descartáveis
  • Bicos de silicone
Primeiro, você tira um pouco do leite e coloca no copo descartável. Enche a seringa. Coloca o bico de silicone, mas antes, enche o bico com o seu leite. Senão, a criança não pega. Esse processo deve ser feito até a criança pegar sem precisar encher o bico com o seu leite e, finalmente, quando não precisar do bico de silicone para pegar o seio.

Digo processo porque leva tempo, não é de um dia para o outro. Tem muito a ver com o próprio desenvolvimento da criança. Quanto maior ela for, mais terá condições de pegar sozinha o peito. Comigo deu certo. Espero que para você também. Boa sorte!

Assista ao vídeo sobre essa postagem:

Comentários

  1. Com quantos dias sua Manu pegou pra valer? Meu Arthur tah com 14 dias e ainda nada...

    ResponderExcluir
  2. calma ele vai pegar...........paciencia é o remédio..

    ResponderExcluir
  3. maraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! E PODEROSA"

    ResponderExcluir
  4. olá o q faço, qd Henrique nasceu demorei 4 dias pra sair leite entao logo dei chukinha, agora ele tem quase dois meses e ja quase nao mama no peito queria q ele pegasse mais o peito q a mamadeira. alguem tem alguma dica?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente sua experiência sobre o assunto