Bebês que não tomam leite de vaca, como substitui-lo?

Com a amamentação, minha filha não foi acostumada a ingerir leite de vaca. Ela troca um bom copo de achocolatado por um de suco facilmente. Isso tem seus prós e contras. Um dos prós é que, com exceção de ser um alimento fonte de cálcio, o leite de vaca pode gerar uma série de alergias na criança, principalmente àquelas que não podem com a lactose. E, como já dizia meu obstetra averso ao leite: "você já viu algum outro mamífero bebendo leite de vaca quando já desmamado?" Só o ser humano faz assim.

O contra é que tive que buscar outras fontes de cálcio. A Manú gosta de queijos - isso é bom. Também curte um pouco de brocólis. Mas não o suficiente para garantir ossos e dentes saudáveis, principalmente nessa fase de intenso desenvolvimento. O leite de vaca, apesar de cada vez mais caro, é fácil encontrar. Difícil é encontrar uma farinha de peixe, por exemplo. Super rica em cálcio. Ou preparar uma farinha da casca do ovo - outra fonte riquíssima.

Uma forma interessante que encontrei ao ler o site da comunidade Pampers foi o de adicionar leite em pó no preparo de molhos e sopas. Só não vale no caldo do feijão, porque o ferro compete com o cálcio uma vez que o nosso organismo não consegue absorver os dois ao mesmo tempo. Caso vocês mamães tenham alguma dica de substituto do leite para bebês e crianças, postem aqui nos comentários!

Comentários

  1. Que sucos vc dava ou ainda da para a sua filha?
    Minha filha tem alergia ao leite de vaca e hj damos pregomin, só que ela tem umas tosses estranhas após a ingestão do leite, apresentou um quadro de bronquiolite e a lata é muito cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suco, só se for natural. Esses de caixinha têm muito açúcar e aí sua filha pode ter problemas dentários e outros mais. Eu utilizo hoje em dia somente leite sem lactose. Mesmo assim, ela não gosta muito. Converse com o seu pediatra sobre isso, provavelmente ele dirá para trocar o produto. Enquanto isso, é melhor suspender o uso.

      Excluir

Postar um comentário

Comente sua experiência sobre o assunto