A dor e o prazer de amamentar

Os últimos comentários que recebi neste blog são sobre um único assunto: amamentação. Mulheres desesperadas, sem saber o que fazer para começar ou descontinuar. Isto me fez refletir sobre o assunto. Principalmente porque recentemente vi uma atriz num programa de televisão erguendo a bandeira da amamentação de uma forma bastante superficial, dizendo que "não entende como existem mulheres que não querem dar o peito". Acorda, celebridade! Existem sim àquelas que não querem amamentar por motivos torpes, mas considero a minoria.

O que vejo é uma grande maioria de mães que simplesmente não sabem como fazer para amamentar seus filhos, seja por despreparo do corpo, seja porque precisam retornar ao trabalho. E aqui abro um parênteses: acho uma p(...) hipocrisia falarem aos quatro cantos sobre a necessidade da amamentação, quando a própria sociedade brasileira se organizou em apenas 4 meses de licença-maternidade. Não é coisa de maluco? Que sejam 6 meses. Ainda assim é pouco tempo para amamentar um bebê de forma plena.

Muito se fala sobre a gravidez, o parto - temos uma enxurrada de vídeos sobre parto normal x parto cesárea. Mas, sobre amamentação, vejo pouca coisa a respeito. Qual o mito que está nessa questão? Por que é mais fácil culpar a mãe que não consegue amamentar, ao dizer simplesmente que ela não quer? Será que ninguém vê que ali pode estar uma mulher com o peito ferido, com dificuldades para que a criança pegue corretamente...Enfim, são questões para se pensar antes de abrir a boca.

Comentários