Tenho pouco leite, o que fazer?

Amamentar no seio é um desafio. No início - quando a criança não pega o seio - e segue depois, sempre que a criança chora e você acha que não tem leite suficiente. Afinal, o seio não é transparente como a mamadeira, que você enxerga á quantidade de líquido.No meu caso, a minha filha pedia direto o peito, a cada duas horas ou menos, aumentando a dúvida sobre a oferta de leite.

Até que o pediatra da Manuela me explicou que o leite materno é de fácil digestão. Daí o motivo dela querer mamar várias vezes ao dia. A dica para saber se você está tendo leite suficiente é verificar o peso da criança durante as visitas de rotina ao médico. Se o bebê está ganhando peso, não há com o que se preocupar. O mínimo que o bebê tem de ganhar é 25 gramas ao dia. A Manú ganhava em média 45 gramas ao dia.

Vale lembrar que a quantidade de leite depende também de uma boa alimentação e muito líquido, que é a base da produção. Meu pediatra sugeriu ainda inserir doce na dieta - é verdade, doce! - pois o leite materno é composto em grande parte por açúcar. E como amamentar emagrece - eu perdi os 15 quilos que ganhei na gravidez - neste caso, comer doce não engorda de forma alguma.

Comentários

Postar um comentário

Comente sua experiência sobre o assunto